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Trial Bike, bem no inĂcio do Java... |
Em 2002, apareceram celulares com uma tecnologia nova, ao mesmo tempo que nova, uma velha conhecida: o Java, em versĂ£o para dispositivos mĂ³veis, tambĂ©m chamado de J2ME, aparecera em sua primeira versĂ£o no Siemens M50 e no Nokia 3410, que mesmo monocromĂ¡ticos, podiam baixar e executar um(sim, apenas um) jogo por meio de fontes externas. Embora nĂ£o pareça surpreendente, foi ela que abriu as portas para o desenvolvimento de jogos independentes, disponibilizando jogos para todos os gostos. Mas tinha um problema: pelas limitações do Java, a esmagadora maioria dos jogos careciam de aĂ§Ă£o, e poucos possuĂam efeito side scroll, limitando ainda mais o espaço em tela. Mas uma empresa viria a mudar isso...
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Um mito nascia... |
Nesse mesmo periodo de tempo, começou a aparecer jogos repletos de aĂ§Ă£o, ao estilo Arcade, para as telas dos primeiros dispositivos J2ME. Siberian Strike, Real Football Evolution e Prince of Persia foram os primeiros jogos de uma Gameloft que atĂ© entĂ£o, brigava contra a dificuldade tecnolĂ³gica da Ă©poca e uma crise que abatiam as empresas ponto com. Mesmo com esses problemas, a Gameloft nĂ£o se abateu e continuou investindo no mercado, evoluindo lado a lado com os jogos, e com a tecnologia Java.
Coincidentemente, na mesma Ă©poca de expansĂ£o da Gameloft, a MIDP 2.0 foi popularizada, graças aos celulares de tela colorida. Agora as empresas poderiam trabalhar com um tamanho maior(de 30kb para incrĂveis 1Mb!), com API’s mais avançadas e com resoluções muito maiores, chegando ao, na Ă©poca absurdo, tamanho de 240x320! Uma versĂ£o em cores do Prince of Persia foi lançada, A sĂ©rie Asphalt teve inĂcio nessa Ă©poca e começaram a lançar ports de jogos da Ă©poca. Esse foi o inĂcio da era de ouro do Java...
Java: Do auge a decadĂªncia:
Em 2003, a Nokia viu o surgimento dos “smartphones” rodando Palm OS e resolveu investir num smartphone que atuasse como um concorrente do Gameboy e, aproveitando a parceria para o Symbian, lançou o aparelho que Ă© amado por uns, e odiado por outros: o Nokia N-Gage. Com medidas de 13,37cm de largura por 6,97 cm de altura e 2,02 cm de espessura, oN-Gage tambĂ©m possuĂa um MP3 Player, rĂ¡dio, gravador, PDA, um cliente de e-mail via SMS,um navegador de Internet e ainda era um telefone! TambĂ©m foi o aparelho que trouxe o S60, mais tarde rebatizado de Symbian, para a popularidade. Infelizmente, por problemas no design e sua forma “estranha” de se segurar o aparelho para realizar ligações nĂ£o convenceram o pĂºblico a comprar o N-Gage, que ficaram mais interessados no PSP e Nintendo DS. A nokia ainda tentou dar uma sobrevida ao projeto lançando o N-gage QD, mas o lançamento do iPhone enterrou de vez as chances do N-Gage emplacar no mercado, fazendo a Nokia desistir de vez do projeto em outubro de 2009.
AlĂ´?! |
Mas antes de descontinuarem o N-Gage, eles lançaram uma idĂ©ia genial: e se pudĂ©ssemos rodar nossos jogos em qualquer celular? Com esse pensamento, surgiu o N-Gage 2.0, que na verdade era uma linha de aparelhos equipados com Symbian, que jĂ¡ estava na 5ª versĂ£o na Ă©poca. Mas com esse projeto, um problema jĂ¡ existente na Ă©poca se acentuou ainda mais: a falta de retro compatibilidade entre as versões dos jogos do prĂ³prio sistema. Esse foi mais um projeto que fora abandonado com a chegada do iPhone...
Visual parecido com o do MeeGo foi adotado na linha Asha. Se tivesse emplacado, talvez ele ocupasse o espaço atual do Android. |
Enquanto a “alta linha” da Nokia nĂ£o agradava o pĂºblico e sofria com problemas, os atualmente chamados “feature phones” faziam a festa, aproveitando da facilidade de programar para o S40, e da compatibilidade dos seus aplicativos para outros aparelhos de empresas distintas. Qualquer um poderia comprar um Motorola V3, um Nokia 2280 ou um Samsung w200 e jogar um Asphalt 3, God of War, Mortal Kombat 3, Tekken, Soul of Darkness dentre muitos outros. O Auge do J2ME foi quando a Fishlabs lançou o jogo tridimensional “Galaxy on Fire 2”, lançado no começo de 2009. Um jogo enorme, com grĂ¡ficos dignos do inĂcio do PS2 e fator replay gigante! Infelizmente, o retorno da empresa fora pequeno e a empresa se voltou a publicar os seus jogos no iPhone.
Parece PS2, mas Ă© J2ME! |
Com a popularizaĂ§Ă£o dos Smartphones, os applets J2ME foram ficando obsoletos, e as empresas começaram a apostar no Android, com exceĂ§Ă£o da Nokia, que mesmo apĂ³s a compra pela Microsoft, investiu nos S40 atĂ© metade de 2016, encerrando o suporte da linha Asha.
Asha 503: um fim vergonhoso para um sistema que fez tanto sucesso... |
Atualmente, apenas empresas chinesas ainda investem no J2ME, criando jogos nĂ£o licenciados para aparelhos orientais. Alguns atĂ© chegaram a fazer um relativo sucesso, como o King of Fighters 2010 e o Counter Strike CN.
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AtĂ© que quebra um galho naquelas filas interminĂ¡veis de banco. |