J2ME: Um pequeno resumo do Sistema...

No meio de uma geraĂ§Ă£o disputada e sempre trazendo inovações, existiu um mercado que cresceu calado por um bom tempo, atĂ© pegar todo mundo de surpresa. Em 1994, o celular dinamarquĂªs Hagenuk MT-200 abriu a porta de um mercado que seria muito lucrativo no futuro, ao trazer Tetris para os donos desse aparelho.
Bicho feio...

Como nesse ramo ainda estava engatinhando, Tetris nĂ£o foi o suficiente para alavancar as vendas da empresa, fazendo a Celteco ser comprada em 1995. Embora tenha sido impopular, outra empresa gostou da idĂ©ia, trazendo Snake para o 6110, da Nokia, se tornando o primeiro telefone com multiplayer graças a sua porta infravermelho, junto de outras funções que se tornariam padrĂ£o na telefonia mundial. O sucesso foi tĂ£o grande, que os prĂ³ximos modelos trouxeram jogos mais avançados: Snake2, Snake EX, Space Impact, Bumper e alguns outros que alavancaram as vendas dos produtos da empresa finlandesa, e despertaram o interesse de empresas como a Sony Ericsson e a Siemens, trazendo uma nova era para o ramo mobile...
Trial Bike, bem no inĂ­cio do Java...

Em 2002, apareceram celulares com uma tecnologia nova, ao mesmo tempo que nova, uma velha conhecida: o Java, em versĂ£o para dispositivos mĂ³veis, tambĂ©m chamado de J2ME, aparecera em sua primeira versĂ£o no Siemens M50 e no Nokia 3410, que mesmo monocromĂ¡ticos, podiam baixar e executar um(sim, apenas um) jogo por meio de fontes externas. Embora nĂ£o pareça surpreendente, foi ela que abriu as portas para o desenvolvimento de jogos independentes, disponibilizando jogos para todos os gostos. Mas tinha um problema: pelas limitações do Java, a esmagadora maioria dos jogos careciam de aĂ§Ă£o, e poucos possuĂ­am efeito side scroll, limitando ainda mais o espaço em tela. Mas uma empresa viria a mudar isso...

Um mito nascia...

Nesse mesmo periodo de tempo, começou a aparecer jogos repletos de aĂ§Ă£o, ao estilo Arcade, para as telas dos primeiros dispositivos J2ME. Siberian Strike, Real Football Evolution e Prince of Persia foram os primeiros jogos de uma Gameloft que atĂ© entĂ£o, brigava contra a dificuldade tecnolĂ³gica da Ă©poca e uma crise que abatiam as empresas ponto com. Mesmo com esses problemas, a Gameloft nĂ£o se abateu e continuou investindo no mercado, evoluindo lado a lado com os jogos, e com a tecnologia Java.


Coincidentemente, na mesma Ă©poca de expansĂ£o da Gameloft, a MIDP 2.0 foi popularizada, graças aos celulares de tela colorida. Agora as empresas poderiam trabalhar com um tamanho maior(de 30kb para incrĂ­veis 1Mb!), com API’s mais avançadas e com resoluções muito maiores, chegando ao, na Ă©poca absurdo, tamanho de 240x320! Uma versĂ£o em cores do Prince of Persia foi lançada, A sĂ©rie Asphalt teve inĂ­cio nessa Ă©poca e começaram a lançar ports de jogos da Ă©poca. Esse foi o inĂ­cio da era de ouro do Java...


Java: Do auge a decadĂªncia:

Em 2003, a Nokia viu o surgimento dos “smartphones” rodando Palm OS e resolveu investir num smartphone que atuasse como um concorrente do Gameboy e, aproveitando a parceria para o Symbian, lançou o aparelho que Ă© amado por uns, e odiado por outros: o Nokia N-Gage. Com medidas de 13,37cm de largura por 6,97 cm de altura e 2,02 cm de espessura, oN-Gage tambĂ©m possuĂ­a um MP3 Player, rĂ¡dio, gravador, PDA, um cliente de e-mail via SMS,um navegador de Internet e ainda era um telefone! TambĂ©m foi o aparelho que trouxe o S60, mais tarde rebatizado de Symbian, para a popularidade. Infelizmente, por problemas no design e sua forma “estranha” de se segurar o aparelho para realizar ligações nĂ£o convenceram o pĂºblico a comprar o N-Gage, que ficaram mais interessados no PSP e Nintendo DS. A nokia ainda tentou dar uma sobrevida ao projeto lançando o N-gage QD, mas o lançamento do iPhone enterrou de vez as chances do N-Gage emplacar no mercado, fazendo a Nokia desistir de vez do projeto em outubro de 2009.

AlĂ´?!
Mas antes de descontinuarem o N-Gage, eles lançaram uma idĂ©ia genial: e se pudĂ©ssemos rodar nossos jogos em qualquer celular? Com esse pensamento, surgiu o N-Gage 2.0, que na verdade era uma linha de aparelhos equipados com Symbian, que jĂ¡ estava na 5ª versĂ£o na Ă©poca. Mas com esse projeto, um problema jĂ¡ existente na Ă©poca se acentuou ainda mais: a falta de retro compatibilidade entre as versões dos jogos do prĂ³prio sistema. Esse foi mais um projeto que fora abandonado com a chegada do iPhone...


Nesse meio tambĂ©m existiu o Maemo e o MeeGo, mas eles sofreram problemas no desenvolvimento e no planejamento, jĂ¡ que a Nokia queria manter o Symbian como sistema principal, criando uma certa divisĂ£o dentro da empresa: os que queriam o MeeGo como sistema principal, e os que queriam manter o Symbian como sistema principal: divisĂ£o essa que sĂ³ foi resolvida apĂ³s a Nokia abrir mĂ£o do sistema.

Visual parecido com o do MeeGo foi adotado na linha Asha. Se tivesse emplacado, talvez ele ocupasse o espaço atual do Android.

Enquanto a “alta linha” da Nokia nĂ£o agradava o pĂºblico e sofria com problemas, os atualmente chamados “feature phones” faziam a festa, aproveitando da facilidade de programar para o S40, e da compatibilidade dos seus aplicativos para outros aparelhos de empresas distintas. Qualquer um poderia comprar um Motorola V3, um Nokia 2280 ou um Samsung w200 e jogar um Asphalt 3, God of War, Mortal Kombat 3, Tekken, Soul of Darkness dentre muitos outros. O Auge do J2ME foi quando a Fishlabs lançou o jogo tridimensional “Galaxy on Fire 2”, lançado no começo de 2009. Um jogo enorme, com grĂ¡ficos dignos do inĂ­cio do PS2 e fator replay gigante! Infelizmente, o retorno da empresa fora pequeno e a empresa se voltou a publicar os seus jogos no iPhone.

Parece PS2, mas Ă© J2ME!
O auge dos S40 foi em 2008, e em 2009, veio a sua decadĂªncia. Enquanto no ano anterior, jĂ¡ possuĂ­amos jogos belos como Real Footbal 2009 3D e gigantes, como Heroes Lore: Windws of Soltia, os desenvolvedores começaram a migrar os seus jogos para o iPhone, por serem mais fĂ¡ceis de produzir e possuĂ­rem menos limitações. Assim o mercado java começou a perder o gĂ¡s, mas ainda possuĂ­am jogos de peso, como alguns jogos feitos pela Cartoon Network, um port do Zelda do NES e versões idĂªnticas de jogos jĂ¡ existentes no iOS, como Doodle Jump e Parachute Panic.

Com a popularizaĂ§Ă£o dos Smartphones, os applets J2ME foram ficando obsoletos, e as empresas começaram a apostar no Android, com exceĂ§Ă£o da Nokia, que mesmo apĂ³s a compra pela Microsoft, investiu nos S40 atĂ© metade de 2016, encerrando o suporte da linha Asha.

Asha 503: um fim vergonhoso para um sistema que fez tanto sucesso...
Atualmente, apenas empresas chinesas ainda investem no J2ME, criando jogos nĂ£o licenciados para aparelhos orientais. Alguns atĂ© chegaram a fazer um relativo sucesso, como o King of Fighters 2010 e o Counter Strike CN.



AtĂ© que quebra um galho naquelas filas interminĂ¡veis de banco.
Se atualmente, vocĂª se diverte com Clash Royale ou os 300 Candy Crush’s lançados, lembre-se que houve uma Ă©poca em que os jogos possuiam apenas 30kb, o controle era um teclado numĂ©rico e 3D era algo impressionante(e difĂ­cil) de ser aplicado num jogo.