Introdução: Com a popularização da banda larga, dos MP3s Players e dos HDs de alta capacidade,é mais do que comum ter uma coleção de arquivos de música,normalmente no formato MP3. Porém, toda coleção precisa ser organizada. Para isso, um bom software de organização de arquivos MP3 é quase indispensável. Vamos, então, organiza-los.

Parte 1 – Usando o Mp3tag


1. O Mp3tag pode ser baixado aqui. Ele é totalmente gratuito e é compatível com Windows NT/2000/XP/2003. Seu download é de 1.5 MB aproximadamente.


2. O português do Brasil está disponível na instalação do MP3tag, que não é muito complicada. Ao abrir o software, você deverá configurar a pasta onde seus arquivos Mp3 estão armazenados. Por isso acesse o Menu Arquivo > Alterar pasta….




3. Com isso, as músicas serão lidas pelo software e você já poderá editar as Tags do arquivo (Tags são os espaços reservados para armazenar informações como Título da música, Artista, Álbum e outros tipos de informações). A maneira mais fácil de realizar esta edição é usando a parte direita da tela e modificando as informações apresentadas ali.


Porém, um clique no botão de contexto do mouse em um arquivo faz surgir um menu com várias opções extras – a maioria delas é acessível na barra de ferramentas, mas o menu apresenta uma breve explicação sobre as funções.


Você poderá editar e adicionar mais informações nas Tags na opção Tags, poderá exportar as informações dos arquivos selecionados na opção Exportar (você poderá até mesmo criar um arquivo HTML), poderá modificar o nome do arquivo com base nas informações das tags e vice-versa (submenu Converter) e visualizar as Propriedades do arquivo em questão




4. A opção Tags, por exemplo, tem basicamente o mesmo objetivo de edição de Tags da janela principal do Mp3tag, mas com opções extras. Um duplo clique em um campo permite que o mesmo seja editado. Para adicionar um novo campo, basta clicar em Adicionar Campo…, e para retirar algum campo, clique em Remover Campo…. Na parte direta da janela, você poderá adicionar uma imagem que representará a capa do CD que contém a música. São aceitas imagens JPG e PNG.




5. A barra de ferramentas do Mp3tag também apresenta funções que não estão presentes no menu de contexto, como a criação listas de música para MP3 Players (botão A) e a criação de listas de música utilizando apenas as músicas selecionadas (botão B). Uma função interessante para quem tem muitas músicas do mesmo CD é o Assistente para Auto-Numeração, que funciona apenas para as músicas selecionadas. (botão C)




6. No assistente de numeração, você poderá configurar o número inicial para a numeração (Começar na faixa número), adicionar ‘zeros’ antes dá numeração (Zeros antes dos números das faixas) e reiniciar o contador de números, caso arquivos de diferentes diretórios estiverem sendo numerados (Reiniciar contador para cada diretório).




7. Você também pode obter informações sobre o arquivo consultando sites diferentes, cada um com um catálogo de músicas on-line e gratuito, usando o botãoTag sources:







8. A melhor opção para realizar buscas por informações dos arquivos selecionados é Determinar por procura na Web, que usa cada parâmetro do arquivo Artista, Álbum, Música, etc., como um filtro para que a busca tenha bons resultados.




9. Não esqueça de que as alterações nas tags de todos os arquivos devem ser salvas (menu arquivo > Salvar tag). Só então os arquivos serão modificados.





Adaptado deste site.